• Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, 98-A - 1070-066, Lisboa
  • Seg a Sex 8:30h - 19:30h / Sáb 9:00h - 13:00h / Dom ENCERRADO

Farmácia de Referência

em Portugal

Profissionalismo

Equipa Especializada

Satisfação dos Clientes

Adaptação às Necessidades
217 260 934 / 217 261 440

Tipos de métodos contracetivos e a sua segurança

Tipos de Métodos Contracetivos

Métodos contracetivos: o que tem o casal ao dispor?

A utilização de métodos contracetivos previne uma gravidez indesejada ou infeções sexualmente transmissíveis (IST ou DST). Porém, nenhum método contracetivo oferece proteção total e a eficácia pode ser posta em causa por falha do próprio método ou devido a um uso incorreto do mesmo. Estas situações, normalmente, advêm do esquecimento da pílula ou da rutura do preservativo durante a relação sexual. Neste artigo iremos focar as diferenças entre os diversos tipos de métodos contracetivos.

Porque é importante o planeamento familiar?

O planeamento familiar é essencial e passa por:

  • Promover uma vida sexual gratificante e segura;
  • Preparar uma maternidade e paternidade saudáveis;
  • Prevenir a gravidez indesejada;
  • Reduzir o número de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Tipos de Métodos Contracetivos

Atualmente, os métodos contracetivos estão disponíveis em diversas opções, como o preservativo e a pílula e são classificados da seguinte forma:

Método Barreira

O preservativo masculino, o único método que protege contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Dispositivo Intra-Uterino (DIU)

É um método contracetivo reversível e de longa duração. Cria uma barreira mecânica à implantação do ovo no útero, caso tenha ocorrido fecundação e impede que os espermatozóides fecundem o óvulo, através de uma resposta inflamatória que ocorre no aparelho reprodutor feminino.

Método Hormonal

O método contracetivo hormonal mais utilizado é por via oral, designado por pílula, que funciona inibindo a ovulação. No entanto, estão hoje disponíveis diversos métodos com a utilização de hormonas semelhantes às hormonas femininas.

Tipos de Métodos Contracetivos

7 opções de métodos hormonais

  • Pílula combinada – combina um estrogénio e um progestativo. É ​tomada diariamente, durante 21 ou 28 dias (dependendo do tipo de pílula), assim, o primeiro comprimido é tomado no primeiro dia do ciclo, ou seja, no primeiro dia da menstruação.
  • Pílula sem estrogénios – Contém apenas um progestativo e é tomada diariamente durante os 28 dias do ciclo, portanto, a sua utilização é contínua, não existindo semana de intervalo.
  • Adesivo – o penso transdérmico é aplicado na pele, um por semana durante três semanas, sendo que na quarta semana (de pausa) surge a hemorragia de privação.
  • Implante subcutâneo – aplica-se no antebraço mediante uma pequena cirurgia, podendo permanecer no local até 3 anos, embora possa ser removido mais cedo caso seja desejado.
  • Solução injetável – consiste numa injeção intramuscular de 3 em 3 meses;
  • Anel vaginal – inserido pela mulher, é mantido na vagina por 3 semanas, seguindo uma semana de pausa na qual é retirado o anel. O segundo anel deve ser colocado após a semana de pausa.

Cuide da sua saúde selecionando o melhor método contracetivo!

A sáude reprodutiva requer responsabilidade e certos cuidados para evitar tanto a gravidez indesejada como as doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, saiba que a Farmácia Aguiar dispõe de uma equipa profissional especializada nesta área para que a possa orientar com um aconselhamento personalizado.

Aconselhe-se connosco na farmácia online preenchendo o formulário, através de mensagem nas redes sociais ou no nosso espaço físico da Farmácia em Lisboa!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá, em que podemos ajudar?
X