• Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, 98-A - 1070-066, Lisboa
  • Seg a Sex 8:30h - 19:30h / Sáb 9:00h - 13:00h / Dom ENCERRADO

Farmácia de Referência

em Portugal

Profissionalismo

Equipa Especializada

Satisfação dos Clientes

Adaptação às Necessidades
217 260 934 / 217 261 440

Manipulados Uso Humano

Manipulados Uso Humano

Para que servem?

Manipulados são medicamentos preparados em farmácias de oficina, com a aplicação dos princípios das boas práticas, prescritos por profissionais de saúde das mais variadas especialidades com o objetivo de atender à procura individual do paciente. A composição e a dosagem são as adequadas a cada utilizador, proporcionando um medicamento personalizado. Existe a possibilidade de composição de vários princípios ativos numa mesma fórmula, permitindo uma otimização da terapêutica e respetivos custos, resultando numa melhor adesão do paciente.

Como funciona?

A manipulação é capaz de atender a uma dose específica prescrita pelo médico e em quantidades exatas para o tratamento do doente, sem que haja a falta ou excesso do medicamento, gerando economia e evitando desperdícios. A manipulação permite a associação de medicamentos em apenas uma cápsula, desde que não haja incompatibilidade entre eles. O farmacêutico tem a capacidade técnica de avaliar se é possível ou não fazer determinada associação.

Quais são os Benefícios?

Os benefícios e qualidade de um medicamento manipulado são exatamente os mesmos de um medicamento industrializado, já que os produtos utilizados na sua elaboração são os mesmos utilizados em grande escala na indústria farmacêutica. A manipulação tem ainda o benefício de poder adaptar alguns itens do medicamento, caso haja a necessidade. Por exemplo, uma pessoa que tenha alergia a corantes, na manipulação, é possível retirá-los do medicamento.

Medicamentos Manipulados - Uso Humano

Perguntas mais frequentes sobre medicamentos manipulados para uso humano?

Os manipulados são medicamentos sujeitos a receita médica, preparados em farmácia de oficina, sob a responsabilidade de um farmacêutico e respeitando as boas práticas de fabrico.

Estes medicamentos têm concentrações e apresentações adaptadas às necessidades do utente, permitindo uma maior adesão à terapêutica e como consequência, uma melhor eficácia no tratamento.

Sim. É necessário uma receita atual, prescrita por médico com carteira profissional da Ordem dos Médicos Portuguesa.

Pode fazê-lo diretamente na nossa Farmácia ou pode preencher o nosso formulário de encomenda apresentado nesta página, todavia o original deve ser visto no momento da dispensa.

Não. Para podermos fazer um manipulado precisamos sempre da apresentação prévia de uma receita médica, quer seja esta entregue de forma presencial ou enviada por email ou no formulário desta página (poderá anexar em formato de fotografia ou documento digital).

Salvo algum imprevisto, o manipulado estará pronto num prazo máximo de dois dias úteis, podendo no entanto estar pronto antes, consoante o fluxo de receitas recebidas.

O preço dos medicamentos manipulados obedece à portaria em vigor na legislação Portuguesa.

É efetuado com base nos honorários de preparação, valor das matérias-primas e materiais de embalagem.

Este pode variar consoante o volume, concentração das substâncias ativas, forma e fórmula farmacêutica.

Sim. O manipulado pode ser enviado para a morada pretendida, por intermédio de uma transportadora, com pagamento prévio efetuado através de transferência bancária e envio do respetivo comprovativo.

Existe controlo de qualidade realizado através da qualificação dos fornecedores de matérias-primas. As substâncias e respectiva elaboração cumprem com os processos descritos na Farmacopeia Europeia e a Farmácia Aguiar dispõe de um Departamento de Garantia da Qualidade que se encarrega de gerir e fazer cumprir todos os procedimentos de qualidade no processo de fabrico.

A Unidade de Inspeção do INFARMED assegura a observância das boas práticas de preparação dos medicamentos manipulados, visando criar um padrão elevado de qualidade destes medicamentos.

De uma forma geral, os medicamentos manipulados costumam ser mais acessíveis porque são desenvolvidos nas doses e quantidades exatas e para o tempo certo do tratamento, evitando desperdícios.

Há ainda a possibilidade de combinar as matérias-primas numa só medicação, contribuindo para a redução do preço. Recordamos que, para manipulados, conforme aumenta a quantidade o custo é diluído, tornando o produto mais barato.

O medicamento manipulado é produzido de forma artesanal e personalizado para o paciente consumir num espaço de tempo mais curto. O prazo de validade pode variar entre 15 dias, no caso de alguns antibióticos em xaropes, até 6 meses para cápsulas ou pós.

O que existem são as contra-indicações normais de qualquer medicamento, que dependem do princípio ativo utilizado.

Quando existe a necessidade de usar vários medicamentos no tratamento da doença e dos seus sintomas, é possível associar várias substâncias numa única fórmula o que resulta numa maior comodidade posológica para o paciente.

Olá, em que podemos ajudar?
X
Iniciar Conversa
Encomende mais rápido!
Olá,
Agora através do whatsapp já é possível fazer encomendas, enviar prescrições médicas e pedir aconselhamento.