A gripe e a constipação são muitas vezes confundidas, apesar de partilharem sintomas entre ambas. No entanto, estas patologias são causadas por tipos de vírus distintos. Estes atuam de modo diferente e sobretudo geram sinais e sintomas diferentes.
Qual a diferença entre a gripe ou constipação?
Constipação
A constipação é considerada menos grave pois possui um início gradual e costuma manifestar-se através de espirros, sintomas nasais (corrimento nasal e nariz entupido), irritação ocular, febre baixa e dores ligeiras. Por vezes, pode surgir tosse e expetoração.
Gripe
A gripe, sendo uma infeção respiratória provocada pelo vírus Influenza deve merecer a sua atenção. O início da manifestação desta infeção é súbito. Os sintomas mais comuns são a febre elevada, dores de cabeça, dores musculares intensas, nariz entupido, dor de garganta e tosse seca. Posteriormente, poderão surgir sintomas como espirros e irritação ocular. Por último, uma das maiores preocupações relativamente à gripe é o facto de poderem surgir complicações como a pneumonia ou até mesmo bronquite.
5 passos para evitar ser contagiado ou contagiar os que nos rodeiam
- Quando espirrar ou tossir cobrir o nariz ou a boca
- Lavar as mãos depois de espirrar, tossir, assoar-se ou assoar uma criança
- Usar lenços de papel, deitando-os fora após cada utilização
- Evitar beber pelo mesmo copo, caneca ou garrafa de outra pessoa
- Evitar o contacto prolongado com pessoas constipadas ou com gripe
Existe algum método eficaz para prevenir o aparecimento da gripe?
Vacinação
A verdade é que sim! Existe a vacina que certamente oferece uma proteção elevada e diminui a probabilidade de ser contaminado. Para além disso, é também diminuída a gravidade dos episódios e das suas complicações. Além destas vantagens, tem poucos efeitos secundários, sendo estes apenas um ligeiro incómodo no braço e em certos casos alguma febre.

Todavia, o vírus da gripe muda constantemente e surgem rapidamente novos tipos de vírus para os quais a vacina do ano transato não confere a proteção adequada. Assim sendo, é importante vacinar-se todos os anos para que esteja sempre protegido e evite contaminar os que o rodeiam.
Quem são as pessoas mais propensas a serem contaminadas e devem ser sempre vacinadas?
- Na faixa etária dos 65 anos, sobretudo em centros de dia, lares ou em internamento prolongado
- A partir dos 6 meses de idade, com doenças crónicas dos pulmões, coração, fígado, rins ou diabetes e/ou sistema imunitário deprimido
- Grávidas
- Profissionais da área da saúde que estejam em contacto frequente com doentes, em locais hospitalares ou até que cuidam de idosos
A vacinação não é recomendada a pessoas que desenvolveram reações alérgicas em anos transatos, bem como a crianças com menos de seis meses. Se tiver alergia ao ovo (que está em quantidades mínimas na vacina) evite também a vacinação.
Quando deve ser tomada a vacina?
O momento recomendado para se proteger é a partir do mês de Outubro, pois é nesta altura do ano que começam a baixar as temperaturas e o nível de humidade tem tendência a subir. No entanto, a vacinação pode ser administrada durante todo o Outono e Inverno.
Onde se compra a vacina?
Pode ser comprada e administrada nas Farmácias, sendo necessária uma receita médica para proceder à dispensa da mesma.
A vacina da gripe protege da gripe ou constipação?
Em primeiro lugar, relembramos aquilo que já foi referido no início deste artigo: apesar de haver sintomas comuns a gripe e a constipação são provocadas por distintos vírus. Logo, a vacina da gripe não protege o organismo humano de ser infetado por vírus que provocam a constipação!
Então, o que podemos fazer para aumentar a nossa proteção?
Assim sendo, nas alturas do ano em que o nosso sistema imunitário é constantemente posto à prova prepare-se para se defender! Logo, uma das primeiras medidas a implementar é uma vida saudável e uma alimentação equilibrada. Por isso, é necessário que o aporte de todos os nutrientes e substâncias necessárias ocorra nas quantidades recomendadas. Contudo, devido a diversos fatores, como por exemplo, o estilo de vida atual, o aporte ideal de nutrientes pode não ser o mais adequado. Assim, torna-se cada vez mais frequente o recurso a suplementos alimentares. Os Suplementos Alimentares contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário!
A farmácia é o local de eleição onde é possível adquirir este tipo de produtos, com a vantagem de obter informação de segurança útil. Destacam-se algumas vitaminas e minerais como, por exemplo, a vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B, zinco e selénio.
Se ficar com gripe ou constipação devo recorrer a antibióticos?
No caso de recorrer aos antibióticos, relembramos que estes não são considerados úteis no tratamento da gripe ou constipação, pois atuam somente sobre as bactérias. São apenas usados se a gripe evoluir para uma infeção bacteriana (por exemplo pneumonia) ou no caso de surgirem complicações provocadas por outros vírus associados às constipações: sinusite, otite, etc.
Siga o nosso conselho e comece já hoje a cuidar de si, prevenindo-se da gripe ou constipação.
Na Farmácia Aguiar, estamos à sua espera para cuidar de SI. Visite-nos!
Acho que faltou abordar alguns pontos importantes, mas ainda assim, foi uma boa leitura.
Muito obrigado pelo artigo informativo! Eu estava procurando maneiras de aliviar a minha dor muscular sem medicamentos fortes. Para mais dicas de saúde natural, confira https://remediopara.com.br