• Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, 98-A - 1070-066, Lisboa
  • Seg a Sex 8:30h - 19:30h / Sáb 9:00h - 13:00h / Dom ENCERRADO

Farmácia de Referência

em Portugal

Profissionalismo

Equipa Especializada

Satisfação dos Clientes

Adaptação às Necessidades
217 260 934 / 217 261 440

Gripe ou Constipação?

Gripe ou Constipação?

A gripe e a constipação são muitas vezes confundidas, apesar de partilharem sintomas entre ambas. No entanto, estas patologias são causadas por tipos de vírus distintos. Estes atuam de modo diferente e sobretudo geram sinais e sintomas diferentes.

Qual a diferença entre a gripe ou constipação?

Constipação

A constipação é considerada menos grave pois possui um início gradual e costuma manifestar-se através de espirros, sintomas nasais (corrimento nasal e nariz entupido), irritação ocular, febre baixa e dores ligeiras. Por vezes, pode surgir tosse e expetoração.

Gripe ​

A gripe, sendo uma infeção respiratória provocada pelo vírus Influenza deve merecer a sua atenção. O início da manifestação desta infeção é súbito. Os sintomas mais comuns são a febre elevada, dores de cabeça, dores musculares intensas, nariz entupido, dor de garganta e tosse seca. Posteriormente, poderão surgir sintomas como espirros e irritação ocular. Por último, uma das maiores preocupações relativamente à gripe é o facto de poderem surgir complicações como a pneumonia ou até mesmo bronquite.

5 passos para evitar ser contagiado ou contagiar os que nos rodeiam

  1. Quando espirrar ou tossir cobrir o nariz ou a boca
  2. Lavar as mãos depois de espirrar, tossir, assoar-se ou assoar uma criança
  3. Usar lenços de papel, deitando-os fora após cada utilização
  4. Evitar beber pelo mesmo copo, caneca ou garrafa de outra pessoa
  5. Evitar o contacto prolongado com pessoas constipadas ou com gripe

Existe algum método eficaz para prevenir o aparecimento da gripe?

Vacinação

A verdade é que sim! Existe a vacina que certamente oferece uma proteção elevada e diminui a probabilidade de ser contaminado. Para além disso, é também diminuída a gravidade dos episódios e das suas complicações. Além destas vantagens, tem poucos efeitos secundários, sendo estes apenas um ligeiro incómodo no braço e em certos casos alguma febre.

Gripe ou Constipação?

Todavia, o vírus da gripe muda constantemente e surgem rapidamente novos tipos de vírus para os quais a vacina do ano transato não confere a proteção adequada. ​Assim sendo, é importante vacinar-se todos os anos para que esteja sempre protegido e evite contaminar os que o rodeiam.

Quem são as pessoas mais propensas a serem contaminadas e devem ser sempre vacinadas?

  • Na faixa etária dos 65 anos, sobretudo em centros de dia, lares ou em internamento prolongado
  • A partir dos 6 meses de idade, com doenças crónicas dos pulmões, coração, fígado, rins ou diabetes e/ou sistema imunitário deprimido
  • Grávidas
  • Profissionais da área da saúde que estejam em contacto frequente com doentes, em locais hospitalares ou até que cuidam de idosos

A vacinação não é recomendada ​a pessoas que desenvolveram reações alérgicas em anos transatos, bem como a crianças com menos de seis meses. Se tiver alergia ao ovo (que está em quantidades mínimas na vacina) evite também a vacinação.

Quando deve ser tomada a vacina?

O momento recomendado para se proteger é a partir do mês de Outubro, pois é nesta altura do ano que começam a baixar as temperaturas e o nível de humidade tem tendência a subir. No entanto, a vacinação pode ser administrada durante todo o Outono e Inverno.

Onde se compra a vacina?

Pode ser comprada e administrada nas Farmácias, sendo necessária uma receita médica para proceder à dispensa da mesma.

A vacina da gripe protege da gripe ou constipação?

Em primeiro lugar, relembramos aquilo que já foi referido no início deste artigo: apesar de haver sintomas comuns a gripe e a constipação são provocadas por distintos vírus. Logo, a vacina da gripe não protege o organismo humano de ser infetado por vírus que provocam a constipação!

Então, o que podemos fazer para aumentar a nossa proteção?

Assim sendo, nas alturas do ano em que o nosso sistema imunitário é constantemente posto à prova prepare-se para se defender! Logo, uma das primeiras medidas a implementar é uma vida saudável e uma alimentação equilibrada. Por isso, é necessário que o aporte de todos os nutrientes e substâncias necessárias ocorra nas quantidades recomendadas. Contudo, devido a diversos fatores, como por exemplo, o estilo de vida atual, o aporte ideal de nutrientes pode não ser o mais adequado. Assim, torna-se cada vez mais frequente o recurso a ​suplementos alimentares.​ Os Suplementos Alimentares contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário!

A farmácia é o local de eleição onde é possível adquirir este tipo de produtos, com a vantagem de obter informação de segurança útil. Destacam-se algumas vitaminas e minerais como, por exemplo, a ​vitamina C, vitamina A,​ ​vitaminas do complexo B​, ​zinco​ e ​selénio​.

Se ficar com gripe ou constipação devo recorrer a antibióticos?

No caso de recorrer aos antibióticos, relembramos que estes não são considerados úteis no tratamento da gripe ou constipação, pois atuam somente sobre as bactérias. São apenas usados se a gripe evoluir para uma infeção bacteriana (por exemplo pneumonia) ou no caso de surgirem complicações provocadas por outros vírus associados às constipações: sinusite, otite, etc.

Siga o nosso conselho e comece já hoje a cuidar de si, prevenindo-se da gripe ou constipação.

Na Farmácia Aguiar, estamos à sua espera para cuidar de SI. Visite-nos!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá, em que podemos ajudar?