• Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, 98-A - 1070-066, Lisboa
  • Seg a Sex 8:30h - 19:30h / Sáb 9:00h - 13:00h / Dom ENCERRADO

Farmácia de Referência

em Portugal

Profissionalismo

Equipa Especializada

Satisfação dos Clientes

Adaptação às Necessidades
217 260 934 / 217 261 440

Cuidar dos dentes das crianças desde o nascimento

cuidar dos dentes das crianças

A importância dos cuidados na higiene oral é essencial desde a infância, sobretudo na forma como deve ser feita a escovagem dos dentes e a higienização da boca, que varia consoante a idade da criança. Neste artigo ficará a saber como cuidar dos dentes das crianças à medida que elas vão crescendo!

Cuidar dos dentes das crianças mais pequenas: os primeiros dentes

Os primeiros dentes temporários (ou “de leite”) devem ser levados a sério, pois são fundamentais para uma dentição permanente saudável. Assim sendo, estes dentes desempenham funções importantes no desenvolvimento das crianças:

  • Ajudam na mastigação
  • Contribuem para a manutenção do espaço onde vão nascer os dentes definitivos
  • Facilitam a articulação dos sons
  • Intervém na respiração, na deglutição e no crescimento dos maxilares

Se estes cuidados na higiene oral forem iniciados precocemente, permitirá um crescimento, desenvolvimento, funcionamento e manutenção da dentição infantil, adequados, portanto, é meio caminho andado para ter dentes saudáveis toda a vida.

Cuidar dos dentes das crianças: as diferentes idades

Há certos cuidados na higiene oral para limpar a boca dos bebés e à medida que vão crescendo há necessidade de adotar diferentes regras na hora de higienizar a boca e os dentes.

Assim, há alguns cuidados essenciais:

Higiene oral desde o nascimento

Logo após o nascimento deve limpar-se as gengivas do bebé com uma gaze humedecida em água. Desde logo os pais ou cuidadores não devem adicionar açúcar ou mel à chucha nem permitir a utilização passiva do biberão enquanto a criança dorme e segundo vários autores, este ato aumenta o risco de cáries.

Higiene oral dos 0-3 Anos

A escovagem deve ser realizada pelos pais desde o nascimento do primeiro dente, utilizando uma gaze, dedeira ou escova macia de tamanho adequado à boca da criança.

Neste período de tenra idade, a quantidade de dentífrico deve ser semelhante ao tamanho da unha do 5º dedo da mão criança (dedo mindinho).

Segundo as normas da Direção Geral de Saúde, recomenda-se a utilização de um dentífrico fluoretado de 1000-1500 ppm (partes por milhão) que poderá encontrar nas farmácias.

Higiene oral dos 3-6 Anos

A escovagem deve ser realizada progressivamente pela criança, sob supervisão dos pais, utilizando uma escova macia de tamanho adequado.

A quantidade de dentífrico é igual à referida no tópico anterior.

Higiene oral em crianças de idade escolar

As crianças com mais de 6 anos requerem alguns cuidados essenciais para a sua higiene dentária. Assim, a escovagem deve ser realizada pela criança, utilizando uma escova macia (ou em alternativa média). Além disso, devem usar um dentífrico adequado à idade e a quantidade a colocar na escova de dentes é cerca 1 cm.

Cuidados na higiene oral: saúde oral na infância

As crianças devem ser ensinadas a lavar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia: após o pequeno-almoço e antes de deitar. Para além destes cuidados é essencial que evitem alimentos com elevado teor em açúcar, sobretudo entre refeições.

Quando devem as crianças ir pela primeira vez ao médico dentista?

A primeira consulta deve ser realizada quando os primeiros dentes, tradicionalmente chamados dentes de leite, erupcionam ou, no máximo, até à data do seu primeiro aniversário!

Qual a rotina de consultas após o primeiro ano de vida?

Se a higiene oral for cuidadosa e com os produtos adaptados a criança deve ser observada a cada seis meses. No entanto, se houver cárie ou risco de cárie há necessidade de recorrer de forma mais rotineira ao médico dentista.

Cuidar dos dentes das crianças é fundamental para evitar cáries dentárias!

Cuidar da higiene oral e da saúde dos dentes desde o nascimento é fundamental para prevenir cárie dentária e suas complicações futuras. Informe-se com a nossa equipa da farmácia para selecionar os produtos mais adaptados à idade “dentária” dos seus filhos! Na Farmácia online ou em Lisboa temos uma equipa preparada para o aconselhar da melhor forma!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá, em que podemos ajudar?