• Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, 98-A - 1070-066, Lisboa
  • Seg a Sex 8:30h - 19:30h / Sáb 9:00h - 13:00h / Dom ENCERRADO

Farmácia de Referência

em Portugal

Profissionalismo

Equipa Especializada

Satisfação dos Clientes

Adaptação às Necessidades
217 260 934 / 217 261 440

Como escolher um suplemento alimentar?

como escolher um suplemento alimentar

Suplementos alimentares

Quando os alimentos não fornecem todos os nutrientes nas quantidades necessárias, ou os excessos e ritmo de vida causam desequilíbrios, os suplementos alimentares podem surgir como resposta para complementar a alimentação. Estes são uma opção interessante uma vez que podem fornecer nutrientes como minerais, vitaminas e aminoácidos, entre outros. Contudo, é essencial saber como escolher um suplemento alimentar de forma a garantir a eficácia e segurança na sua toma.

Como escolher um suplemento alimentar: os rótulos

Porque os suplementos alimentares não são inócuos, é importante colocar a segurança em primeiro lugar. Logo, o rótulo “natural” não é, por si só, garantia de segurança. Tal como os medicamentos, estes produtos atuam sobre o organismo e podem causar efeitos indesejáveis, principalmente em pessoas com doenças crónicas ou polimedicadas. Portanto, deve haver especial cuidado em determinadas situações. As situações em que a escolha deve ser ainda mais cuidadosa são momentos da vida como na gravidez, na amamentação e no caso das crianças.

Fatores a ter em conta na escolha de um suplemento alimentar

Em primeiro lugar, é essencial fazer uma escolha informada do suplemento e conhecer e cumprir as recomendações sobre o seu uso. Só assim se conseguirá obter o máximo benefício com o mínimo de risco.

Portanto, certifique-se junto do seu farmacêutico se o suplemento alimentar selecionado ou que lhe foi recomendado tem uma composição adequada às suas necessidades e ao seu estado de saúde.

Para além disso, informe o seu farmacêutico sobre todos os medicamentos e outros suplementos que esteja a tomar e doenças que tenha.

Para que possa beneficiar destes produtos opte por um suplemento que refira na composição a presença de constituintes padronizados. Isto é garantia de que o modo de atuação no organismo e de que a concentração das substâncias ativas no suplemento são estáveis.

Por último, respeite o modo de tomar para garantir os efeitos benéficos. Logo, respeite a dose recomendada pois doses superiores às recomendadas podem aumentar o risco de problemas.

Como escolher um suplemento alimentar?

Apesar de lhe termos indicado todas as regras essenciais para selecionar um suplemento alimentar, recomendamos que se informe com um profissional de saúde sobre qual a melhor composição para si. Na Farmácia Aguiar, em Lisboa, temos uma equipa especializada para o ajudar. presencialmente ou online!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá, em que podemos ajudar?