• Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, 98-A - 1070-066, Lisboa
  • Seg a Sex 8:30h - 19:30h / Sáb 9:00h - 13:00h / Dom ENCERRADO

Farmácia de Referência

em Portugal

Profissionalismo

Equipa Especializada

Satisfação dos Clientes

Adaptação às Necessidades
217 260 934 / 217 261 440

Alergia vs Intolerância Alimentar

Pessoa a rejeitar o leite por intolerância ou alergia

Será alergia ou intolerância alimentar?

Todos nós já experienciamos algum tipo de desconforto ou reação após o consumo de determinado alimento. Logo, é frequente ouvirmos na Farmácia, as palavras alergia e intolerância associadas a este tipo de desconforto. Mas, serão estes os termos certos a aplicar? Que diferenças existem entre uma reação alérgica e a intolerância alimentar? Será que tem alergia ou intolerância alimentar? Conheça as diferenças neste nosso artigo!

Afinal, o que é uma alergia?

Em primeiro lugar, deveremos saber que a reação alérgica é uma reação mediada pelo nosso sistema imunológico. Isto é, o sistema imunitário não reconhece as proteínas de certos alimentos, tratando-as como ameaças ao nosso organismo e, por essa razão, desenvolve-se uma resposta imunológica exagerada.

Quais os sintomas relacionados à alergia?

Os sintomas de uma reação alérgica podem ser moderados, graves, ou mesmo, em alguns casos, fatais. Habitualmente, surgem rapidamente, entre alguns minutos até duas horas após a ingestão do alimento e podem incluir manifestações respiratórias, gastrointestinais, cardiovasculares ou na pele.

Os sintomas mais frequentes envolvem a pele e mucosas, e também incluem urticária, angioedema, prurido (comichão) orofaríngeo / síndrome de alergia oral, edema da glote.

Para além disso, as reações alérgicas podem também envolver o aparelho digestivo, com vómitos, diarreia, cólica abdominal, entre outros.

Por outro lado, em situação de extrema gravidade podemos estar perante anafilaxia. Esta situação, é a forma mais grave de uma reação alérgica. Assim, caracteriza-se pela ocorrência de sintomas que envolvem dois ou mais órgãos ou  sistemas órgãos / sistemas . Habitualmente, esta reação sistémica desenvolve-se rapidamente após exposição ao alergénio e coloca em risco a vida do doente quando não é tratada de forma imediata e adequada.

Que alimentos podem provocar uma alergia alimentar?

Em primeiro lugar, devemos relembrar que, dependendo de cada indivíduo, no limite qualquer alimento pode causar alergia alimentar. No entanto, há alimentos mais frequentemente associados às reações alérgicas.

8 alimentos responsáveis pelas principais alergias alimentares:

  • Ovos
  • Leite de vaca
  • Frutos de casca rija (conhecidos por “frutos secos”)
  • Trigo
  • Soja
  • Peixe
  • Marisco
  • Amendoins

E a intolerância alimentar? Como diferenciar?

A principal diferença é que a intolerância alimentar não envolve o nosso sistema imunitário. Assim, esta ocorre, normalmente, devido à incapacidade do nosso organismo digerir ou transformar algum alimento. Por exemplo, podemos ter em falta ou diminuída uma enzima importante para a digestão de determinado alimento.

Habitualmente, os sintomas aparecem mais tardiamente (várias horas depois da ingestão do alimento) e, normalmente, manifestam-se se ingerir frequentemente ou em grandes proporções o alimento “proibido” – ao contrário da alergia alimentar, que basta uma pequeníssima porção para desencadear uma reação.

Que sintomas estão associados à intolerância alimentar?

Uma intolerância alimentar pode manifestar-se através de vários sintomas. Contudo, veremos a sintomatologia mais frequentemente reportada:

  • Dores ou cólicas abdominais
  • Gases
  • Prisão de ventre
  • Diarreia
  • Aftas
  • Refluxo
  • Distensão abdominal (barriga inchada)
  • Urticária
  • Comichão

Será o leito o alimento “proibido”?

Muitas são as questões dos nossos utentes sobre o leite. No entanto, se uns utilizam a palavra alergia, outros referem intolerância para designar o desconforto que sentem. Mas, posso ser alérgico? Posso ser intolerante? Como pode saber e estar esclarecido?

Na verdade, os sintomas de desconforto, como a distensão abdominal, flatulência, associados à ingestão de leite, são consequência de intolerância alimentar! Mais concretamente, intolerância à lactose – um açúcar presente no leite!

Assim sendo, nesta situação o organismo humano não produz ou produz em quantidade insuficiente a enzima lactase, responsável pela digestão da lactose. E, sabemos atualmente que, com o passar dos anos, é natural deixarmos de produzir esta enzima em tanta quantidade.

No entanto, é de destacar que a alergia alimentar pode estar também associada ao leite. Neste caso, não é uma alergia à lactose – açúcar do leite – mas sim à proteína do leite de vaca. Contudo, um dado importante é que este tipo de alergia manifesta-se logo na infância.

Como descobrir uma intolerância alimentar?

Descobrir uma intolerância alimentar faz-se na maioria das situações por “tentativa e erro”: estabelece-se um registo dos alimentos ingeridos e vão-se eliminando até se identificar o que causa os sintomas.

Como prevenir e tratar as intolerâncias alimentares?

Relativamente à intolerância à lactose podem ser úteis os suplementos com a enzima lactase, sob a forma de cápsulas ou comprimidos, que melhoram a digestão da lactose em pessoas com dificuldades de digestão da lactose.

Existem também, disponíveis no mercado, leite e os seus derivados sem lactose.

Quanto às restantes intolerâncias, a solução passa por prevenir os sintomas, adotando alguns cuidados no seu dia-a-dia.

3 cuidados a ter para prevenir os sintomas de intolerância alimentar:

  • Conheça as substâncias a que é intolerante e evite ou limite a sua ingestão
  • Leia atentamente os rótulos
  • Informe-se sobre os ingredientes sempre que fizer uma refeição fora de casa

Por último, relembramos que caso suspeite de uma intolerância alimentar ou alergia se pode dirigir à nossa farmácia e esclarecer todas as dúvidas. Na farmácia online ou presencialmente em Lisboa temos uma equipa técnica preparada para o ajudar!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá, em que podemos ajudar?
X